sábado, 10 de janeiro de 2015

Ain Sof Aur - Ophis Christos

Ain Sof Aur - Ophis Christos
Sulphur Records – 2014 - Brasil


A banda do Distrito Federal, que já havia soltado o bom “Atra Serpens”, apresenta agora mais uma obra de arte dentro do Black Metal, que superou o ‘debut’ em qualidade. Sério!
Após a longuíssima introdução “Maveth Ha-Nephesh”, com mais de nove minutos (!!!!), eis que a porradaria realmente entra em cena com a surpreendente “The Four Reflexions of Divinity and Indulgence”, cadenciada, mas que dispara num ‘blast beat’ absurdo mais adiante. O momento é curto, já que logo após, volta ao primeiro ritmo.
A atmosfera um tanto sombria permeia todo o álbum, que varia bastante seu andamento dentro das músicas que, apesar de não contarem com orquestrações, teclados e outros elementos tão utilizados hoje em dia, contam com trechos bem... introspectivos, digamos.
Vale registrar que o vocalista M.H.S. canta de forma gutural, fugindo dos padrões rasgados do Black. Ah, sim, e em geral, as composições do disco são longas – “Pralayakarta (Vamachara Tantra)”, por exemplo, quase chega aos quinze minutos, com inserções de elementos do Oriente Médio. Mas a maior é “Netivat Tohû”, com mais de dezesseis minutos de beleza e profundidade. O total do tempo das sete faixas ultrapassa uma hora de duração.
Alguém pensou que o material é cansativo por essa razão? NÃO MESMO!!! É bastante rico, variado e empolgante, e demonstra uma maturidade incrível desse pessoal.
Ah, e outra faixa que vale a pena mencionar é “Above the Supreme Crown of God” – a única curta, com pouco mais de três minutos -, brutal do início ao fim.
Apesar de autointitularem-se Raw Black Metal, a verdade é que eles são mais do que isso e a produção, por exemplo, é muito boa, casando-se perfeitamente com a proposta do trabalho, que “pede” algo não tão cru, e mais encorpado.
“Ophis Christos” merece estar no hall dos grandes discos nacionais do estilo lançados em 2014. Pô, você não é daqueles que apóia o underground brasileiro? Pois ajude a fazer ecoar o nome dessa banda e de seu novo álbum, porque esses caras merecem!

Nota 8,5


Um comentário:

  1. Ain Sof Aur é uma banda que só surpreende a cada manifestação. Confesso que fiquei boquiaberta pela evolução comparando um full ao outro. Este está mais ritualístico. Entra pro escopo de orthodox. Quem se desprender, conseguirá enxergar.

    Que eles continuem destruindo as esferas mundanas e deixe apenas rastros das ruínas para os que convivem e se alimentam com vulgaridades.

    R.

    ResponderExcluir