quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Caedes Cruenta/Catacumba - Congregation of the Black Gods (7'' split)

Caedes Cruenta/Catacumba - Congregation of the Black Gods (7'' split)
Misanthropic Records/Nyarlathotep Records – 2014 – Grécia/Brasil


Misanthropic Records (www.misanthropic.com.br) e um selo parceiro trazendo o que há de mais blasfemo no Black Metal. No caso, o lançamento odioso vem em forma do sempre elegante vinil de 7’’. Grande iniciativa!
Do lado A, temos a grega Caedes Cruenta, que traz apenas uma composição. E que composição! Trata-se de um som ríspido, mas ao mesmo tempo trabalhado, que se alterna em momentos velozes e outros mais lentos. Cai mais para esse último, sem deixar de ser agressivo.
O negócio é feito com maestria, coisa de banda que já está há mais de uma década na estrada. Excelentes arranjos e muito extremismo é o que se encontra em “The Dawn of Purification”.
Numa linha levemente parecida, é a vez dos brasileiros da Catacumba mostrarem que nosso Black Metal também é bastante poderoso. Aqui, a brutalidade é dividida em duas músicas: “Narcomagick” e “The Underworld Worshippers”. E o alto nível do split é mantido!
A primeira é mais direta, traz uma batida cadenciada até certo ponto e depois descamba para uma bateria furiosa, com riffs certeiros. Muito boa!
A próxima traz riffs melódicos em sua introdução, mas aí, sai de baixo, que o ‘blast beat’ corre solto. Outra grande composição, um pouco mais variada e rica, com aquela atmosférica diabólica do Black Metal clássico.
Vale dizer que as duas bandas são calcadas nos instrumentos tradicionais do estilo, ou seja, sem teclados, sinfonias, vocais limpos e outros elementos do tipo.
Outra boa constatação é a qualidade da gravação excelente de ambas, com tudo bem audível, algo importante por se tratar desse estilo.
Moral da história: é um registro instigante, daqueles que você chega a ficar puto por ter somente três faixas, tamanha a qualidade do material. Dois grandes nomes do underground que merecem seu lugar ao sol infernal.

Nota 8,0

Caedes Cruenta


Catacumba


Nenhum comentário:

Postar um comentário